31 August 2007

1.o Congresso Cultural da Juventude - Sexta-feira 24 de Agosto

A abertura do 1º Congresso Cultural da Juventude da escola Maria Constança ficou a cargo da nossa competente fanfarra que atraiu a atenção da comunidade para o evento. Após a apresentação, houve o hasteamento das bandeiras (Brasil, Bahia, Salvador) e credenciamento dos alunos que se inscreveram para participar do Congresso.

As boas vindas ficaram por conta do professor Adonis (diretor da escola), da professora Corina (CR do Cabula) e professora Maria Eneuma, coordenadora pedagógica e organizadora do congresso. Logo após as cerimônias de abertura aconteceu a premiação dos melhores alunos da escola e daqueles que tiveram um bom desempenho na Olimpíada da Matemática.

A primeira palestra do dia foi da Dra. Nádia Cardoso, do PROGREDH (Programa de Educação e Direitos Humanos do Ministério Público) que conversou com os alunos exatamente sobre os direitos humanos, esclarecendo dúvidas e esclarecendo o que são esses direitos e como os alunos podem exercê-los. Ouça entrevista em nosso PODCAST.

Depois foi a vez do Coral dos meninos de São Joaquim abrilhantar nosso Congresso com belíssimas canções em um bonito espetáculo. Ouça um pequeno trecho da apresentação do coral em nosso PODCAST.



A tarde de sexta-feira, precisamente às 14h., as professoras Ana Lúcia Lopes e Patrícia Barbosa da SET, iniciaram a palestra “Transito para a manutenção da vida” com apresentação de um filme de curta metragem que mostrava às nossas crianças, a importância da invenção da roda para a humanidade e logo depois, cenas da vida real onde essa “roda”, não bem orientada transforma-se em arma contra a vida.


As duas professoras enfatizaram o tempo todo, o quanto é importante o conhecimento de como o trânsito funciona e quais as imprudências cometidas por muitos.

Às 15h.45min. A Dra. Nádia Cardoso, coordenadora do PROGREDH – Ministério Público – iniciou um papo bem descontraído com nossos meninos e meninas atendendo ao tema: “Adolescência e a formação do cidadão”, embasada na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A conversa informal foi dirigida por um diálogo, onde a Dra. buscou saber dos alunos, o que eles entendiam por DIREITO e DEVER, puxando para o Direito a educação básica, de qualidade. A responsabilidade da família e do estado em oferecê-la; a obrigação do aluno em estudar para que possa desenvolver-se e posteriormente ter um trabalho que lhe dê dignidade e uma vida confortável.

Ás 17h., a enfermeira Iara Inês Chimsohn do TRT, veio trazer para nossos alunos a palestra “Gravidez na Adolescência”. Na conversa ela enfatizou a importância de como é necessário conhecer sobre o corpo, suas mudanças - da infância para a adolescência - e quais os problemas da relação sexual de forma não programada, sem conhecimento do que se está fazendo, e uma possível gravidez na adolescência. Os problemas por um ato impensado, como SEXO sem os cuidados devidos, pode acabar com a juventude num momento tão fantástico como a ADOLESCENCIA, isso tanto para o menino quanto para a menina. Muitas vezes, a menina é quem mais é prejudicada devido, tanto as questões orgânicas pois o organismo não está pronto para uma mudança tão radical, quanto a questão de que será ela quem ficará com a criança, geralmente.
NÃO DEIXE DE VISITAR

Se você ainda não conhece, não deixe de visitar:
http://escolamconstanca.podomatic.com - o podcast da escola Maria Constança com aúdio e vídeo.
http://br.geocities.com/escolamconstanca/ - o antigo www.mariaconstanca.cjb. Confira a história da escola Maria Constança.
Entre em contato também pelo e-mail escolamconstanca@yahoo.com.br
Não deixe de conferir também os LINKS no menu do lado esquerdo. Tem muita coisa interessante.
Deixe um comentário sobre o blog. Sua opinião é sempre bem vinda!

No comments: