31 August 2007

1o CONGRESSO CULTURAL DA JUVENTUDE - SÁBADO 25 de AGOSTO

Pela manhã iniciamos impreterivelmente, às 8h. com o ensaio de canto da turma da 3ª série da professora Ilma Solange. As crianças cantaram uma música popular brasileira e a seguir uma breve celebração ecumênica.

Logo depois acompanhamos a palestra com o professor Sérgio sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA) abrindo nossa manhã de cultura. O professor iniciou pelos fatos históricos geradores do ECA sempre reforçando a importância do Estatuto para o amparo a criança e ao adolescente e, orientou a todos para chamar o Conselho Tutelar, os seus pais ou seus professores e informar quando ocorrer algum abuso, quer seja no que se refere ao trabalho escravo, quanto ao abuso sexual. Distribuiu alguns prêmios às respostas corretas dadas pelos meninos e meninas em brincadeiras tipo " quizz" ( perguntas e respostas) e encerrou sua palestra bastante satisfeito com comportamento da platéia e a reação às suas informações.

Após a palestra do professor Sérgio foi a vez da professora Olívia Santana (ex-secretária municipal da educação) iniciar sua palestra que trazia como tema: “A Escola e a formação do ser humano”. A professora usou sua história de vida para contar como as pessoas podem alcançar suas metas se assim elas se desejarem e pensarem em um projeto de vida para o futuro. A história da "MENININHA", como ela assim atribuiu, entreteu a garotada que ouviu a história atentamente. Foi, como ela disse, a forma de chegar a todos contando uma história de vida ( a própria) para explicar o quanto é importante a formação escolar e do ser humano para a vida.

Foi aplaudida por todos e logo após um café na sala dos professores, a professora foi conhecer as dependências da escola, juntamente com seus convidados.

“Quando o amor acontece” palestra esperada pela garotada, teve a psicóloga Ana Luíza Burato – da Ong AVANTE – como palestrante. Ana Luíza iniciou com algumas perguntas com o objetivo de conhecer a sua platéia. A seguir a psicóloga estabeleceu claramente a diferença entre sexo e sexualidade. E tratando da sexualidade, Ana Luíza conduziu o grupo a pensar e perceber os papéis que as pessoas assumem para chamar a atenção do sexo oposto.

Buscou saber do grupo o que eles gostavam: Para eles; nas meninas. Para elas; nos meninos. Novamente o papo da gravidez na adolescência foi retomado e a platéia lembrou das informações da palestra de Iara Inês do dia anterior e do professor Sérgio quando este esteve falando sobre abuso sexual. O trabalho de Ana Luíza iniciou as 10h.30min., indo até às 12h e 45min. Ninguém reparou que o tempo passou com a palestra de Ana Luíza Burato.

O almoço teve aroma e o sabor das coisas gostosas que Dona Lurdes e o pessoal da cozinha faz. Aliás, aproveitamos para dizer que o grupo de apoio, desde a portaria à cozinha, todos deram a maior força para que esse evento brilhasse até o final. E pela tarde tivemos ainda o grupo teatral da nossa escola ( coordenado pelo professor de português, Jorge Mota), o grupo TÁ LIGADO que brindou-nos com uma ótima peça sobre a prevenção do uso de drogas.

Foi sem dúvida um grande congresso! A Escola Maria Constança agradece a todos que colaboraram de alguma forma para que este Congresso acontecesse!

******
Confira nosso ÁLBUM DE FOTOS! ( ainda em atualização devido às mudanças no yahoo fotos)
Não deixe de visitar nosso PODCAST! Trecho do Coral São Joaquim e entrevista com a dra. Nádia Cardoso do PROGREDH.
Comentários? São sempre bem-vindos!

No comments: