01 December 2007

TONHO MATÉRIA VISITA A ESCOLA MARIA CONSTANÇA

Como parte das celebrações pela semana da Consciência Negra, a Escola Maria Constança recebeu calorosamente o cantor, compositor, produtor cultural e mestre de capoeira Tonho Matéria.
Antônio Carlos Gomes Conceição, o Tonho Matéria, dispensa maiores apresentações. Nasceu em Salvador no ano de 1964 e tem uma trajetória de sucesso como cantor e compositor com várias de suas composições gravadas por artistas como Leci Brandão, AraKetu, Daniela Mercuri, Beth Carvalho, Chiclete com Banana e principalmente pelo Olodum, banda da qual faz parte hoje; Além disso, desenvolve trabalhos sociais levando a capoeira às crianças e adolescentes em diversos bairros carentes de Salvador.

Em sua palestra na Escola Maria Constança, Tonho Matéria sempre fez questão de ressaltar a importância da educação como propulsora para se atingir a consciência - consciência negra não é apenas uma data isolada no calendário, deve estar presente no ano inteiro, durante todos os dias.

A preocupação com os jovens ( principalmente com as meninas engravidando precocemente), com as músicas que tocam nas emissoras de rádio e na mídia em geral com suas letras que desvalorizam o ser humano e reduzem as pessoas a "símbolos sexuais", os negros na mídia, heróis negros, violência, drogas e muitos outros assuntos foram abordados em uma palestra excelente e que disponibilizamos em áudio em nosso podcast.
Além de uma "palhinha" com alguns sucessos do Olodum e de sua carreira solo, é claro.

Acesse o podcast da Escola Maria Constança e ouça:

- Palestra de Tonho Matéria dividida em 3 partes ( totalizando pouco mais de 20 minutos);


- Entrevista exclusiva com Tonho Matéria.

O endereço de nosso podcast: http://escolamconstanca.podomatic.com

No comments: