
Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É é pela preservação e reflexão dessa história que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o "Dia Nacional da Consciência Negra".
Por que 20 de novembro?
Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líder

Há 32 anos, o poeta gaúcho Oliveira Silveira sugeria ao seu grupo que o 20 de novembro fosse comemorado como o "Dia Nacional da Consciência Negra", pois era mais significativo para a comunidade negra brasileira do que o 13 de maio. Em 1971 o 20 de novembro foi celebrado pela primeira vez.
Projeto “Despertando a consciência negra”
A Escola Maria Constança realizará uma série de atividades para comemorar importante data. Teremos palestras com representantes dos movimentos negros, apresentações retratando a cultura afro, concurso “Beleza Negra”, onde dois representantes ( feminino e masculino) de cada turma desfilarão vestidos com trajes típicos e com penteados afros.
VIAJE POR AQUI!
Abaixo, uma série de sites que tratam sobre a consciência negra e cultura afro:
http://www.comciencia.br/reportagens/negros/03.shtml Excelentes reportagens sobre consciência e cultura negra.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=007 Site da Fundação Mário Covas em São Paulo. Disponibiliza uma série de links interessantes sobre a consciência negra.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/consciencianegra/home.html Site do IBGE, um verdadeiro paraíso para quem procura por gráficos sobre escolarização e rendimentos da população negra brasileira.
ARTES E CULTURA AFRO
http://www.africadosulemb.org.br/vestimentas.asp Site da embaixada da África do Sul, traz alguns trajes típicos do país.
http://www.portalafro.com.br/modario.htm Um pouco da moda afro.
http://www1.uol.com.br/modabrasil/tribos/africa.htm Outro site sobre o estilo de moda de algumas tribos africanas.
http://www.belezapura.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=2&infoid=504 Para quem quiser trançar os cabelos
http://www.arteafricana.usp.br/index.html Site sobre arte africana