03 December 2010

Consciência Negra - Apresentação da turma do SEJA II (noturno)

Os alunos do SEJA II - 1B (noturno), sob a orientação da professora Odezina Suzarte, promoveram um evento para reflexão sobre o dia da Consciência Negra. Através da dramatização e leitura de textos, os alunos do SEJA (Segmento de Educação de Jovens e Adultos) ressaltaram a importância da data e do conhecimento de nossa história.

Relembrar o triste e vergonhoso histórico da escravidão no Brasil e os fatos para que ela fosse abolida - ao menos em forma "oficial", pois infelizmente o trabalho escravo ainda é uma realidade em nosso país - , além da luta por justiça social e igualdade para todos independente da cor da pele deve ser alvo de reflexão diária. No entanto, o Dia da Consciência Negra traz à tona essas questões que nem sempre são lembradas até mesmo nas escolas, apesar da ainda recente lei 10.639/03. Em tempos dos quais o preconceito e o racismo estão bem mais evidentes, é preciso evitar que joguem a história e o fatos para "debaixo do tapete".

Assim, relembrar e conhecer nomes como a heroína Maria Felipa, da juíza Luislinda Valois aos mais conhecidos e consolidados em dimensão mundial como Gilberto Gil e Pelé é importante, mas manter viva a memória de quem contribuiu de forma marcante na escola, por exemplo, é fundamental. Por isso foi bela a homenagem feita aos professores Edmundo, Isabel e Zelândia, que passaram de forma brilhante por nossa escola.

Parabéns aos nossos alunos que, mesmo com tantas dificuldades peculiares a quem estuda no período noturno, organizaram e realizaram um belo trabalho. E parabéns à professora Odezina pela orientação.

A seguir, um vídeo (agradecimentos à vice-diretora Maria de Lourdes) com duração de 10 minutos de um trecho da apresentação realizada na noite de 30 de Novembro de 2010. Acompanhem.