31 August 2007

1.o Congresso Cultural da Juventude - Sexta-feira 24 de Agosto

A abertura do 1º Congresso Cultural da Juventude da escola Maria Constança ficou a cargo da nossa competente fanfarra que atraiu a atenção da comunidade para o evento. Após a apresentação, houve o hasteamento das bandeiras (Brasil, Bahia, Salvador) e credenciamento dos alunos que se inscreveram para participar do Congresso.

As boas vindas ficaram por conta do professor Adonis (diretor da escola), da professora Corina (CR do Cabula) e professora Maria Eneuma, coordenadora pedagógica e organizadora do congresso. Logo após as cerimônias de abertura aconteceu a premiação dos melhores alunos da escola e daqueles que tiveram um bom desempenho na Olimpíada da Matemática.

A primeira palestra do dia foi da Dra. Nádia Cardoso, do PROGREDH (Programa de Educação e Direitos Humanos do Ministério Público) que conversou com os alunos exatamente sobre os direitos humanos, esclarecendo dúvidas e esclarecendo o que são esses direitos e como os alunos podem exercê-los. Ouça entrevista em nosso PODCAST.

Depois foi a vez do Coral dos meninos de São Joaquim abrilhantar nosso Congresso com belíssimas canções em um bonito espetáculo. Ouça um pequeno trecho da apresentação do coral em nosso PODCAST.



A tarde de sexta-feira, precisamente às 14h., as professoras Ana Lúcia Lopes e Patrícia Barbosa da SET, iniciaram a palestra “Transito para a manutenção da vida” com apresentação de um filme de curta metragem que mostrava às nossas crianças, a importância da invenção da roda para a humanidade e logo depois, cenas da vida real onde essa “roda”, não bem orientada transforma-se em arma contra a vida.


As duas professoras enfatizaram o tempo todo, o quanto é importante o conhecimento de como o trânsito funciona e quais as imprudências cometidas por muitos.

Às 15h.45min. A Dra. Nádia Cardoso, coordenadora do PROGREDH – Ministério Público – iniciou um papo bem descontraído com nossos meninos e meninas atendendo ao tema: “Adolescência e a formação do cidadão”, embasada na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A conversa informal foi dirigida por um diálogo, onde a Dra. buscou saber dos alunos, o que eles entendiam por DIREITO e DEVER, puxando para o Direito a educação básica, de qualidade. A responsabilidade da família e do estado em oferecê-la; a obrigação do aluno em estudar para que possa desenvolver-se e posteriormente ter um trabalho que lhe dê dignidade e uma vida confortável.

Ás 17h., a enfermeira Iara Inês Chimsohn do TRT, veio trazer para nossos alunos a palestra “Gravidez na Adolescência”. Na conversa ela enfatizou a importância de como é necessário conhecer sobre o corpo, suas mudanças - da infância para a adolescência - e quais os problemas da relação sexual de forma não programada, sem conhecimento do que se está fazendo, e uma possível gravidez na adolescência. Os problemas por um ato impensado, como SEXO sem os cuidados devidos, pode acabar com a juventude num momento tão fantástico como a ADOLESCENCIA, isso tanto para o menino quanto para a menina. Muitas vezes, a menina é quem mais é prejudicada devido, tanto as questões orgânicas pois o organismo não está pronto para uma mudança tão radical, quanto a questão de que será ela quem ficará com a criança, geralmente.
NÃO DEIXE DE VISITAR

Se você ainda não conhece, não deixe de visitar:
http://escolamconstanca.podomatic.com - o podcast da escola Maria Constança com aúdio e vídeo.
http://br.geocities.com/escolamconstanca/ - o antigo www.mariaconstanca.cjb. Confira a história da escola Maria Constança.
Entre em contato também pelo e-mail escolamconstanca@yahoo.com.br
Não deixe de conferir também os LINKS no menu do lado esquerdo. Tem muita coisa interessante.
Deixe um comentário sobre o blog. Sua opinião é sempre bem vinda!

1o CONGRESSO CULTURAL DA JUVENTUDE - SÁBADO 25 de AGOSTO

Pela manhã iniciamos impreterivelmente, às 8h. com o ensaio de canto da turma da 3ª série da professora Ilma Solange. As crianças cantaram uma música popular brasileira e a seguir uma breve celebração ecumênica.

Logo depois acompanhamos a palestra com o professor Sérgio sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA) abrindo nossa manhã de cultura. O professor iniciou pelos fatos históricos geradores do ECA sempre reforçando a importância do Estatuto para o amparo a criança e ao adolescente e, orientou a todos para chamar o Conselho Tutelar, os seus pais ou seus professores e informar quando ocorrer algum abuso, quer seja no que se refere ao trabalho escravo, quanto ao abuso sexual. Distribuiu alguns prêmios às respostas corretas dadas pelos meninos e meninas em brincadeiras tipo " quizz" ( perguntas e respostas) e encerrou sua palestra bastante satisfeito com comportamento da platéia e a reação às suas informações.

Após a palestra do professor Sérgio foi a vez da professora Olívia Santana (ex-secretária municipal da educação) iniciar sua palestra que trazia como tema: “A Escola e a formação do ser humano”. A professora usou sua história de vida para contar como as pessoas podem alcançar suas metas se assim elas se desejarem e pensarem em um projeto de vida para o futuro. A história da "MENININHA", como ela assim atribuiu, entreteu a garotada que ouviu a história atentamente. Foi, como ela disse, a forma de chegar a todos contando uma história de vida ( a própria) para explicar o quanto é importante a formação escolar e do ser humano para a vida.

Foi aplaudida por todos e logo após um café na sala dos professores, a professora foi conhecer as dependências da escola, juntamente com seus convidados.

“Quando o amor acontece” palestra esperada pela garotada, teve a psicóloga Ana Luíza Burato – da Ong AVANTE – como palestrante. Ana Luíza iniciou com algumas perguntas com o objetivo de conhecer a sua platéia. A seguir a psicóloga estabeleceu claramente a diferença entre sexo e sexualidade. E tratando da sexualidade, Ana Luíza conduziu o grupo a pensar e perceber os papéis que as pessoas assumem para chamar a atenção do sexo oposto.

Buscou saber do grupo o que eles gostavam: Para eles; nas meninas. Para elas; nos meninos. Novamente o papo da gravidez na adolescência foi retomado e a platéia lembrou das informações da palestra de Iara Inês do dia anterior e do professor Sérgio quando este esteve falando sobre abuso sexual. O trabalho de Ana Luíza iniciou as 10h.30min., indo até às 12h e 45min. Ninguém reparou que o tempo passou com a palestra de Ana Luíza Burato.

O almoço teve aroma e o sabor das coisas gostosas que Dona Lurdes e o pessoal da cozinha faz. Aliás, aproveitamos para dizer que o grupo de apoio, desde a portaria à cozinha, todos deram a maior força para que esse evento brilhasse até o final. E pela tarde tivemos ainda o grupo teatral da nossa escola ( coordenado pelo professor de português, Jorge Mota), o grupo TÁ LIGADO que brindou-nos com uma ótima peça sobre a prevenção do uso de drogas.

Foi sem dúvida um grande congresso! A Escola Maria Constança agradece a todos que colaboraram de alguma forma para que este Congresso acontecesse!

******
Confira nosso ÁLBUM DE FOTOS! ( ainda em atualização devido às mudanças no yahoo fotos)
Não deixe de visitar nosso PODCAST! Trecho do Coral São Joaquim e entrevista com a dra. Nádia Cardoso do PROGREDH.
Comentários? São sempre bem-vindos!

25 August 2007

REFORMA DA ESCOLA - Cerimônia de entrega das obras

Contando com a presença do Secretário Municipal de Educação de Salvador, Ney Campello e das vereadoras Marlene Silva e Aladilce Souza, além de outras autoridades, foi realizada uma cerimônia para a entrega das reformas da Escola Maria Constança.

Neste blog foi exposto o estado degradante da estrutura física do prédio escolar que não passava por uma reforma mais profunda há anos. Com os esforços e os reiterados pedidos por parte do diretor da UE, Adonis Effrem, da vereadora Marlene Silva e da comunidade da Mata Escura, as obras começaram no final de Maio.

A escola tem 15 salas de aula, laboratório de informática, quadra esportiva e biblioteca e atende cerca de 1.040 alunos de CEB à 8ª série e Telecurso, nos três turnos. O maior patrimônio da escola, porém, são seus alunos, sua competente equipe de professores e coordenadores, seus prestativos funcionários e sua direção atuante. Por isso a Escola Maria Constança está sempre mostrando seus trabalhos e sendo reconhecida como uma escola que consegue bons resultados – e não apenas em relação a prêmios como o “MINHA ESCOLA É TUDO DE BOM”, mas principalmente o reconhecimento da comunidade da Mata Escura que é parceira atuante de nossa escola.

Sabemos que ainda existem diversos problemas em nossa escola (materiais para que os professores possam enriquecer suas aulas, por exemplo), mas agradecemos ao prefeito João Henrique por esta etapa importante em prol da Escola Maria Constança.


As demais fotos da cerimônia estarão em breve no nosso ÁLBUM DE FOTOS.

16 August 2007

Prepare-se!

Não perca por nada! Não marque nenhum compromisso para os dias 24 e 25 de Agosto!

E, em breve, também, os alunos da 8a. série sob orientação do professor André Leone (língua Portuguesa):


Acesse a comunidade da escola Maria Constança no ORKUT: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33280569