27 March 2007

ESCOLA MARIA CONSTANÇA NA TV

Os problemas estruturais do prédio escolar e a visita do prefeito de Salvador ainda repercutem. Além deste blog e listas de e-mails, agora mais um meio de comunicação divulga os problemas da estrutura física de nossa escola: a TV.

A equipe do programa "Servidores e cia." exibido pela Band TV esteve na escola Maria Constança nesta terça-feira, 27, e realizou uma reportagem sobre as condições do prédio escolar, que irá ao ar neste sábado, dia 31, às 10 da manhã no canal 7.


Segundo a repórter Thaís Nunes este blog foi uma importante fonte de informações e chamou a atenção para o que vem ocorrendo na escola e "casou" com a pauta do programa que será exibido no próximo sábado, que será sobre escolas públicas e as condições destas.

Este blog vem mostrando como a estrutura física do prédio escolar necessita de reformas e como estas são imprescindíveis para a tranqüilidade do ano letivo e segurança dos alunos, funcionários, professores, direção e também para a comunidade, sempre envolvida em projetos que a escola abre suas portas nos finais de semana. Não há intenção de agredir ninguém e tampouco algum orgão - este é um blog de divulgação da Escola Maria Constança, tanto para o que ocorre de bom ou ruim em nossa unidade escolar. Apenas estamos mostrando algo real que está acontecendo na escola e os fatos. Então, não perca: o programa "Servidores e cia." vai ao ar neste sábado,dia 31, às 10 horas, pela Band Bahia, canal 7.

23 March 2007

PREFEITO JOÃO HENRIQUE VISITA A ESCOLA MARIA CONSTANÇA E PROMETE REFORMA

O prefeito de Salvador, João Henrique, visitou a escola Maria Constança na terça-feira pela manhã, 20 de Março e constatou o estado em que nossa escola se encontra e já mostrado aqui no blog.

Após a solenidade de reinauguração do CRAS-Mata Escura (Centro de Referência da Assistência Social), o prefeito foi convidado pelos alunos da escola para verificar, in loco, a situação estrutural da escola. E obviamente o prefeito não gostou do que viu.

O prefeito observou com atenção as paredes dos corredores, infiltrações nas lajes e o forro das salas de aula e concluiu que a escola Maria Constança, fundada em 22 de Março de 1974, necessita de obras estruturais – a última reforma foi realizada em 1998, mas de forma superficial.


Imediatamente, além de prometer a reforma da escola, o próprio prefeito efetuou ligações para o subsecretário de educação e na mesma tarde uma comissão visitou a escola e anunciou a tão esperada reforma.

Embora com algum atraso e após diversas solicitações por parte da direção da escola, as obras são de fato mais do que bem-vindas. Alguns alunos do período noturno, com a autoridade de quem entende do riscado (alguns de nossos alunos são pedreiros, serventes) sempre diziam que uma das lajes poderia não suportar o inverno.

Engenheiros que vistoriavam a escola também não apresentaram um diagnóstico muito favorável quanto à estrutura física do prédio escolar.

Os orçamentos já estão prontos e a reforma finalmente sairá. Ao mesmo tempo que agradecemos ao prefeito João Henrique pela presteza e agilidade ao fornecer uma resposta à comunidade da Mata Escura que tem grande respeito e carinho para com a escola Maria Constança, também lamentamos o fato do próprio prefeito precisar vir até a unidade de ensino e constatar "com os próprios olhos" o desgaste das estruturas físicas do prédio escolar para que as diversas requisições por parte da direção para a reforma fossem finalmente atendidas.


Parabéns aos alunos da escola Maria Constança que exerceram sua condição de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos ao convidar de forma respeitosa o prefeito da cidade do Salvador.

E aguardamos por uma nova visita do prefeito João Henrique em nossa escola para um cafezinho e um bate papo em breve... será sempre bem-vindo!
NÃO DEIXE DE VISITAR
Se você ainda não conhece, não deixe de visitar:
http://escolamconstanca.podomatic.com - o podcast da escola Maria Constança com aúdio e vídeo.
http://br.geocities.com/escolamconstanca/ - o antigo www.mariaconstanca.cjb. Confira a história da escola Maria Constança.
ÁLBUM DE FOTOS - fotos de grandes momentos da escola
Entre em contato também pelo e-mail escolamconstanca@yahoo.com.br
Não deixe de conferir também os LINKS no menu do lado esquerdo. Tem muita coisa interessante.

09 March 2007

SOS Escola Maria Constança!

A escola municipal Maria Constança tem se destacado nos eventos educacionais de Salvador nos últimos anos. Além disso, o compromisso da direção, funcionários, professores com a escola e em parceria com a comunidade do bairro da Mata Escura fizeram da escola uma instituição querida e respeitável no bairro.

No entanto a escola parece um tanto como "esquecida" pela secretaria de educação do município. Desde o ano passado e reiteradas vezes durante os meses de Janeiro e Fevereiro, a direção tem solicitado uma reforma para a escola, o que não ocorre há alguns anos.

Pelas imagens não é difícil constatar o estado em que as estruturas físicas da escola se encontram (para visualizar melhor, basta um clique sobre elas). A tendência é piorar com as chuvas constantes que caem sobre Salvador e com o inverno.


O ano letivo nas escolas começou dia 26 de Fevereiro na rede municipal; Com essa situação precária da estrutura da escola só foi possível iniciar as aulas no dia 05 de Março. Segundo a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação) o ano letivo deve ter obrigatoriamente 200 dias. A escola irá repor os dias sem aulas aos sábados.

Só relembrando: as soliticitações para reforma ( através de e-mails, telefonemas e com a presença do diretor pessoalmente na secretaria de educação) acontecem desde o ano passado e foram insistentemente reforçados durante o período de férias, o período mais propício para as obras.


Os alunos, professores, funcionários, direção e comunidade da Mata Escura aguardam ansiosos pela resposta da SMEC.